Institucional

PROJETOS do ESPORTE


PROJETO FLORESCER DE GINÁSTICA RITMÍCA

O projeto socioesportivo de Ginástica Rítmica, denominado “Projeto Florescer de Ginástica Rítmica” é desenvolvido pela Secretaria Municipal de Esportes desde julho de 2016 e tem como objetivo fomentar o interesse pela ginástica rítmica, disseminando a modalidade para torná-la conhecida em nosso município, oportunizando às crianças e adolescentes uma vida mais ativa e saudável, fora da vulnerabilidade e também condições de disputarem bons campeonatos. A responsável pelo projeto é a técnica de esportes Milena Cristina de Souza Lopes Bujato.

O projeto é realizado na Arena Olímpica João Mambrini, com crianças e adolescentes dos 5 aos 17 anos, de segunda à sexta-feira, das 8h às 11h e das 13h às 17h. Em 2017 o projeto participou com apresentações nos intervalos dos jogos da Liga Nacional de Futsal e da Semana da Juventude de Monte Santo de Minas. Atualmente o projeto atende cerca de 200 alunos e tem parceria com a Secretaria de Educação, atendendo também turma de alunos da rede municipal de ensino.

Para participar do projeto, os interessados devem procurar a Secretaria Municipal de Esportes ou entrar em contato diretamente com a professora e técnica de esportes Milena, na Arena Olímpica João Mambrini , nos dias e horários citados.

 

PROJETO DE FUTEBOL DE CAMPO MASCULINO 

O projeto socioesportivo de futebol masculino de campo, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Esportes e intitulado “Desporto e Ação – Promovendo Cidadania”, tem como objetivo desenvolver e integrar crianças e adolescentes através de atividades esportivas, visando a inclusão e a socialização, associando lazer, educação e respeito. Os responsáveis pelo projeto são os técnicos de esportes Cristiano Martins Ribeiro (Tianinho) e Jefferson Hebert da Silva Miguel (Barbino).

O projeto trabalha com escolinha e treinamento de futebol social a partir dos 8 anos até os 17 anos. As escolinhas são desenvolvidas em um único núcleo, no Campo Municipal Irmãos Capatti – Campão, às terças e quintas-feiras, das 8h às 11h e das 13h às 17h. Em 2017, o projeto participou com sua equipe do Campeonato da Liga Sul Mineira de Futebol. Atualmente o projeto atende cerca de 60 alunos.

Para participar, os interessados devem procurar a Secretaria Municipal de Esportes ou entrar em contato diretamente com os professores e técnicos de esportes Tianinho e Barbino, no campão municipal nos dias e horários citados.

 

PROJETO DE FUTSAL FEMININO

O Projeto de Futsal feminino é realizado há 10 anos, em São Sebastião do Paraíso, através da Secretaria Municipal de Esportes, sendo intitulado “Desporto e Ação – Promovendo Cidadania”. O responsável pelo projeto é o técnico de esportes Adalberto Francisco Alves (Betinho), que trabalha com categorias de base e treinamento, dos 9 aos 17 anos.

O objetivo do projeto é desenvolver e integrar crianças e adolescentes através de atividades esportivas, visando a inclusão e a socialização. As escolinhas são desenvolvidas em dois núcleos: na Praça de Esportes Castelo Branco, às segundas e quartas-feiras das 13h30 às 16h e na quadra coberta do São Judas às terças e sextas-feiras, das 8h30 às 10h30 e às terças e quintas-feiras das 13h30 às 15h.

Além das escolinhas, ainda é desenvolvido o treinamento específico da modalidade que é realizado no Centro Social Urbano 2 e na Academia da Arena Olímpica. A equipe de treinamento disputou recentemente a 2ª Copa Paulista e Sul Minas de Futsal Feminino se classificando como quarta colocada na categoria sub-14 e sub-16. Disputa atualmente a Liga Rio Pardense de Futsal e a Liga Sul Mineira de Desportos nas categorias sub-13 e sub-15, com término previsto para dezembro de 2017. Nos dias 28, 29 e 30 de setembro, o futsal feminino de São Sebastião do Paraíso também disputou a 10ª Copa Semesp de Futsal feminino em São Lourenço, nas categorias sub-11, 13, 15 e 17. A competição reuniu equipes do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais e terá expressiva visibilidade nacional. Atualmente o Projeto Desporto e Ação modalidade futsal feminino atende cerca de 55 crianças e adolescentes.

Para participar do projeto é só entrar em contato com a Secretaria Municipal de Esportes, ou procurar os núcleos nos dias e horários citados.

 

PROJETO DE FUTSAL MASCULINO 

O projeto social esportivo de futsal masculino, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Esportes, intitulado “Desporto e Ação – Promovendo Cidadania”, objetiva, através do futsal, ocupar o tempo ocioso de crianças e adolescentes, estimulando-os a manter uma interação efetiva que contribua para o seu desenvolvimento integral, bem como oferecer condições adequadas para a prática esportiva educacional de qualidade. Os responsáveis pelo projeto são os técnicos de esportes, Jefferson Hebert da Silva Miguel (Barbino) e Cristiano Martins Ribeiro (Tianinho), que trabalham com categorias de base e treinamento de futsal social na faixa etária dos 7 até os 17 anos.

As escolinhas e treinamentos são desenvolvidos em três núcleos, localizados na Praça de Esportes Castelo Branco, às segundas quartas e sextas-feiras, das 8h às 10h, no Centro Social Urbano 2, às segundas, quartas e sextas-feiras, das 13h às 17h e no Complexo de Lazer San Genaro, às terças e quintas-feiras, das 8h às 11h. O projeto participou este ano de 2017 do Campeonato da Liga Sul Mineira de Futsal e da Copa Paulista e Sul Minas. Atualmente o projeto atende cerca de 100 alunos.

Para participar do projeto, os interessados devem procurar a Secretaria Municipal de Esportes ou entrar em contato diretamente com os professores e técnicos de esportes Tianinho e Barbino, nos núcleos acima, nos dias e horários citados.

 

PROJETO DE HANDEBOL

O projeto socioesportivo de Handebol, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Esportes, tem como objetivo o aprendizado da modalidade “handebol”, através de uma prática saudável de atividades esportivas colaborando na formação de cidadãos responsáveis e descobrir talentos na modalidade. As responsáveis pelo projeto são as técnicas de esportes Leny Soares de Oliveira Santos e Mariana Aparecida Nascimento.

O projeto é realizado na Praça de Esportes Castelo Branco com crianças e adolescentes dos 10 aos 18 anos, sendo escolinhas às terças e quintas-feiras das 8h30 às 10h e das 13h às 15h e iniciação de treinamento das 15h às 18h. O projeto participou em 2017 das competições: Campeonato Mineiro Cadete, Liga Mineira do Alto Rio Pardo (Lidarp), Liga Sul Mineira e Jogos Escolares de Minas Gerais (Jemg). Atualmente o projeto atende cerca de 80 alunos.

Para participar do projeto, os interessados devem procurar a Secretaria Municipal de Esportes ou entrar em contato diretamente com as professoras e técnicas de esportes Sandra e Mariana, na Praça de Esportes Castelo Branco, nos dias e horários citados.

 

PROJETO KANO DE JUDÔ

O projeto socioesportivo de Judô, denominado “Projeto Kano de Judô”, é desenvolvido pela Secretaria Municipal de Esportes desde junho de 2016 e tem como objetivo principal auxiliar a formação, através do esporte, de cidadãos conscientes, com uma atitude reflexiva sobre seu papel na sociedade. A responsável pelo projeto é a técnica de esporte Roselaine Barbosa do Carmo.

O projeto é realizado na Arena Olímpica João Mambrini, com crianças e adolescentes dos 7 aos 17 anos, de segunda a sexta-feira, das 8h às 10h30 e das 13h às 16h30. Em 2017, o projeto participou de diversos campeonatos: Campeonato Paulista Fase Regional de Judô, III Copa Jésus Gonçalves Beirigo, Campeonato Paulista de Judô, Campeonato Paulista de Judô – Fase Final, Campeonato Paulista de Judô – Fase Interregional de Judô, Festival Mogiana Judô par Todos, 24ª Copa Corpore Sano de Judô e XXI Copa Ipanema de Judô. Atualmente o projeto atende cerca de 250 alunos, e tem parceria com a Secretaria de Educação, atendendo também turma de alunos da rede municipal de ensino.

Para participar do projeto, os interessados devem procurar a Secretaria Municipal de Esportes ou entrar em contato diretamente com a técnica de esportes Roselaine, na Arena Olímpica João Mambrini , nos dias e horários citados.

 

PROJETO NADAR

O Projeto socioesportivo de Natação – “Projeto Nadar”, da Secretaria Municipal de Esportes teve início em 2005 com os professores Henrique Carvalhais Teixeira e Sandra Rosa Castro. Atualmente o projeto está sob responsabilidade dos Técnicos de Esportes: Sandra Rosa Castro e Sebastião Silva de Carvalho Júnior e possui núcleos no Centro Social Urbano II, Clube dos Funcionários e Praça de Esportes Castelo Branco, atendendo em média 220 crianças e adolescentes de 8 a 16 anos. As aulas acontecem de segunda a sexta em vários horários, dependendo do núcleo.

O projeto tem por objetivo oferecer às crianças e adolescentes oportunidade de aprender os quatro estilos da natação, utilizando o esporte como ferramenta para formação de cidadãos conscientes e adultos saudáveis, assim como prevenir o uso de drogas e outras atividades ilícitas, e a longo prazo formar equipes que possam representar nossa cidade em competições regionais, estaduais e nacionais.

Para participar do projeto, os interessados devem procurar a Secretaria Municipal de Esportes ou entrar em contato diretamente com os técnicos de esportes, nos núcleos citados.

 

PROJETO PARAÍSO BASQUETE

O projeto “Paraíso Basquete” é desenvolvido através da Secretaria Municipal de Esporte e começou em março de 2016 com o objetivo de tirar crianças e adolescentes das ruas, usando o esporte como ferramenta para melhor educar e formar futuros cidadãos. O responsável pelo projeto, Lucas de Carvalho Alves, o popular Lupita, tem trabalhado a quadra e o extra quadra com ações sociais.

O extra quadra é trabalhado através de visitas às instituições do município. Este ano já foram visitadas a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), Asilo São Vicente de Paulo e Lar Pedacinho do Céu. Também foi trabalhado a interação nos eventos “Campeonato de Pipa”, promovido pela Guarda Municipal e “Agita Férias”, rua de lazer realizada no bairro Verona, fazendo com que os atletas conheçam inúmeras realidades e tragam para si um aprendizado com cada ação promovida.

O projeto atende cerca de 80 crianças, entre escolinha de iniciação e competição, nas faixas etárias de 7 a 18 anos. Possui três turmas na Praça de Esportes Castelo Branco, sendo às terças e quintas-feiras das 9h30 às 11h e das 16h às 18h30, nas segundas-feiras das 15h30 às 17h30 e nas quartas e sextas-feiras das 16h às 19h. Conta também com a parceria da psicóloga Elizandra Antunes, que orienta os alunos uma vez por semana auxiliando-os a superarem e gerenciarem seus questionamentos.

O projeto disputa diversos campeonatos em outros municípios, representando nossa cidade em competições como a Liga do Alto Rio Pardo (Lidarp) nas categorias sub 15, sub 17 e adulta, a Copa Difusão Minas São Paulo nas categorias sub 16, 18 e adulta, trazendo resultados expressivos como a semifinal da Lidarp sub 15, semifinal na Copa Difusão Minas São Paulo sub 18, além do vice-campeonato da Lidarp adulta e a semifinal da Copa Difusão Minas São Paulo adulta. Além dos campeonatos, foi também realizado em julho, na Arena Olímpica, o  Hexagonal de Férias de Basquete, ficando a categoria adulto com o vice-campeonato.

Para participar do projeto, os interessados devem procurar a Secretaria Municipal de Esporte ou entrar em contato diretamente com os técnicos de esportes, nos núcleos citados.

 

PROGRAMA VIDA ATIVA NA 3ª IDADE

O programa socioesportivo “Programa Vida Ativa na 3ª Idade”, é desenvolvido pela Secretaria Municipal de Esportes desde 2001, completando este ano 16 anos. O objetivo do programa é proporcionar qualidade de vida, saúde, bem-estar, entretenimento cultural, recreação, lazer e socialização aos participantes, através de atividades físicas, ginástica, dança, hidroginástica, voleibol adaptado e viagens de lazer.

O programa também é presença marcante nos diversos eventos do município. Desenvolvido através dos técnicos de esportes Leni Soares de Oliveira Santos, Mariana Aparecida Nascimento, Ludovico Ferreira Júlio, Sandra Rosa Castro e apoio do técnico de esporte Jefferson Hebert da Silva Miguel, o projeto é realizado em sete núcleos: Arena Olímpica João Mambrini, Casa da Cultura, Quadra do São Judas, Operário Esporte Clube, Centro Social Urbano I, Centro Social Urbano II e Quadra do Verona, de segunda a sexta-feira em diversos horários no turno matutino e vespertino. Atualmente o projeto atende cerca de 550 pessoas.

Para participar do projeto, os interessados devem procurar a Secretaria Municipal de Esportes ou entrar em contato diretamente com os técnicos de esportes, nos núcleos citados.

 

Mais facilidade para gerar o boleto do IPTU

A 2º via do boleto pode ser obtida acessando o sistema da Gerência de Arrecadação, Fiscalização e Tributos.

Mais facilidade para gerar o boleto do IPTU

+ NOTICIAS

 

 

Endereço
Praça dos Imigrantes, 100 - Lagoinha
CEP.: 37950-000 — S. Seb. do Paraíso/MG
Telefone: (35) 3539-7000
Fax geral: (35) 3539-7001

Prefeitura de São Sebastião do Paraíso | MG

  • intranet
  • webmail
PMSSP