Institucional 3

Paraíso promove 3º Seminário “Faça Bonito”

10/05/2018

Para comemorar o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, a Prefeitura de São Sebastião do Paraíso, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e do Centro Especializado de Assistência Social (Creas), promovem na sexta-feira, 18 de maio, às 19h30, no salão nobre da Libertas Faculdades Integradas, o 3º Seminário “Faça Bonito: Proteja Nossas Crianças”.

A programação conta com duas palestras. A primeira será com Edson Vander Assunção, defensor público na Comarca de São Sebastião do Paraíso e docente de Direito na Libertas. Ele abordará “A tutela da dignidade sexual de crianças e adolescentes no ordenamento jurídico brasileiro”. Em seguida, o tema será “As consequências da violência sexual na saúde de crianças e adolescentes”, explanado por Carolina Fuoco da Rocha, médica pela Universidade Federal Fluminense e pediatra formada no Instituto Fernandes Figueira (IFF) da Fiocruz, com título em pediatria pela Associação Médica Brasileira.

Assim como em 2017, o objetivo do evento é mobilizar e sensibilizar a sociedade para aderir às campanhas e trabalhos de enfrentamento contra a violência a crianças e adolescentes, conforme explica Paula Pimenta, coordenadora do Creas. De acordo com ela, durante a semana (de 14 a 18), nos Centros de Referência da Assistência Social (Cras) Mocoquinha, Santa Tereza, João XXIII, Guardinha e o volante e, também no Creas, ocorrerão grupos de conversa com jovens e pais para discutir o tema.

Saiba mais — No dia 18 de maio de 1973, uma menina de 8 anos, de Vitória/ES, foi sequestrada, violentada e cruelmente assassinada. Seu corpo apareceu seis dias depois, carbonizado e os seus agressores nunca foram punidos. Com a repercussão do caso, e forte mobilização do movimento em defesa dos direitos das crianças e adolescentes, a data ficou instituída como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Desde então, esse se tornou o dia para que a população brasileira se una e se manifeste contra esse tipo de violência.

Além da prevenção, o combate a essa realidade exige que os casos sejam denunciados via Conselho Tutelar, delegacias especializadas, polícias militar, federal ou rodoviária ou pelo Disque Denúncia Nacional, pelo número 100.