Institucional 3

Paraíso promove 3º Seminário “Faça Bonito”

10/05/2018

Para comemorar o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, a Prefeitura de São Sebastião do Paraíso, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e do Centro Especializado de Assistência Social (Creas), promovem na sexta-feira, 18 de maio, às 19h30, no salão nobre da Libertas Faculdades Integradas, o 3º Seminário “Faça Bonito: Proteja Nossas Crianças”.

A programação conta com duas palestras. A primeira será com Edson Vander Assunção, defensor público na Comarca de São Sebastião do Paraíso e docente de Direito na Libertas. Ele abordará “A tutela da dignidade sexual de crianças e adolescentes no ordenamento jurídico brasileiro”. Em seguida, o tema será “As consequências da violência sexual na saúde de crianças e adolescentes”, explanado por Carolina Fuoco da Rocha, médica pela Universidade Federal Fluminense e pediatra formada no Instituto Fernandes Figueira (IFF) da Fiocruz, com título em pediatria pela Associação Médica Brasileira.

Assim como em 2017, o objetivo do evento é mobilizar e sensibilizar a sociedade para aderir às campanhas e trabalhos de enfrentamento contra a violência a crianças e adolescentes, conforme explica Paula Pimenta, coordenadora do Creas. De acordo com ela, durante a semana (de 14 a 18), nos Centros de Referência da Assistência Social (Cras) Mocoquinha, Santa Tereza, João XXIII, Guardinha e o volante e, também no Creas, ocorrerão grupos de conversa com jovens e pais para discutir o tema.

Saiba mais — No dia 18 de maio de 1973, uma menina de 8 anos, de Vitória/ES, foi sequestrada, violentada e cruelmente assassinada. Seu corpo apareceu seis dias depois, carbonizado e os seus agressores nunca foram punidos. Com a repercussão do caso, e forte mobilização do movimento em defesa dos direitos das crianças e adolescentes, a data ficou instituída como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Desde então, esse se tornou o dia para que a população brasileira se una e se manifeste contra esse tipo de violência.

Além da prevenção, o combate a essa realidade exige que os casos sejam denunciados via Conselho Tutelar, delegacias especializadas, polícias militar, federal ou rodoviária ou pelo Disque Denúncia Nacional, pelo número 100.

 

 

Endereço
Praça dos Imigrantes, 100 - Lagoinha
CEP.: 37950-000 — S. Seb. do Paraíso/MG
Telefone: (35) 3539-7000
Fax geral: (35) 3539-7001

Prefeitura de São Sebastião do Paraíso | MG

  • intranet
  • webmail
PMSSP