Cidade Viva

Semana do Bebê tem o brincar como tema central

16/04/2018

A Prefeitura de São Sebastião do Paraíso realiza a segunda Semana do Bebê. O evento acontecerá no período de 23 a 28 de abril com uma vasta programação que envolve palestras, atividades de lazer, debates e reflexões relacionadas à primeira infância. Um dos destaques da programação será a palestra intitulada "A importância do brincar na educação infantil" ministrada pela pedagoga e especialista Regina Shudo.

A Semana do Bebê foi iniciada de forma tímida há 13 anos em Canela (RS) e, desde então, tem avançado para os mais diversos municípios do Brasil. A proposta é conscientizar a sociedade sobre a importância dos cuidados daqueles que representam 12% da população brasileira — as crianças entre zero e seis anos. Em cada município, são realizadas parcerias para a realização de diferentes atividades: oficinas, cursos, palestras e atividades artísticas e culturais. A data da ação também fica a critério de cada município, mas a ideia é que ela se repita a cada ano.

Relacionada à primeira infância, os seis primeiros anos de vida são fundamentais para o desenvolvimento integral de meninas e meninos. Nessa fase da vida, a criança desenvolve grande parte do potencial cognitivo que terá quando adulto. Por isso, representa uma janela de oportunidades.

A atenção integral nessa faixa etária tem impacto decisivo nos processos de aprendizagem e de construção de relações sociais, fatores que influenciarão a vida afetiva, profissional e social. Por isso, são priorizadas as ações que garantam o direito de cada criança brasileira a sobreviver e se desenvolver, apoiando o desenvolvimento de novas tecnologias sociais, identificando e disseminando boas práticas como a Semana do Bebê. Dessa forma, pretende estimular a implementação de planos, programas e projetos voltados para a atenção a crianças de até 6 anos de idade.

Em São Sebastião do Paraíso, a Semana do Bebê foi instituída a partir da Lei Municipal nº 4.417, em vigor desde dezembro de 2016, a partir de uma proposição da então vereadora (hoje vice-prefeita) Dilma de Oliveira. A iniciativa tem por objetivos contribuir para a diminuição do índice de mortalidade infantil e melhoria da qualidade de vida das crianças de 0 a 3 anos e reduzir as situações de exclusão social decorrente da gravidez precoce. Também estão entre as metas informar, sensibilizar e envolver a sociedade em torno da situação da primeira infância e conferir visibilidade social às ações pertinentes à questão, em desenvolvimento no município.

 

Programação — Em Paraíso, a segunda edição da Semana do Bebê será intensa com várias atividades. O brincar, direito garantido pelo Marco Legal da Primeira Infância, será o tema central dos eventos que estão sendo programados. No município também será criada a Rede de Proteção à Criança e ao Adolescente, haverá mostra de vídeo, mesa redonda. crianças da rede municipal de ensino terão um dia de lazer no Parque da Serrinha, com participação do grupo Vida Ativa.

Ainda será realizada uma apresentação referente aos "Primeiros Socorros, práticas que podem salvar vidas". No encerramento, ocorrerá apresentações de alunos dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e das escolas particulares. Os CMEIs, a rede particular de ensino, Unidades de Saúde da Família (USFs), a empresa Ampara Assistência Médica, o hospital da Santa Casa e Meu Quintal Lugar de Brincar estarão com programação especial voltada ao tema. Confira a programação oficial completa:

Segunda-feira, 23 de abril

* 8h – Abertura Oficial com a participação do prefeito Walker Américo e da vice-prefeita Dilma de Oliveira. Local: Praça comendador João Alves (Fonte). Em seguida, leitura dos direitos da criança e Marco Legal, com apresentações artísticas dos alunos da educação infantil (rede municipal) e do Coral da Escola Municipal Noraldino Lima.

* 10h – No Hospital da Santa Casa haverá a entrega da chave ao Bebê Prefeito.

* 19h – Palestra: “A importância do brincar na educação infantil”, com Regina Shudo, pedagoga, especialista em Educação Infantil, com experiência na área educacional há mais de 30 anos. Foi professora, coordenadora e diretora de instituições de ensino e docente em Universidades. Local: Ouro Verde Tênis Clube

Terça-feira, 24 de abril

* 14h – Consolidação da Rede de Proteção à criança e ao adolescente com apoio da Prefeitura. Local: Teatro Municipal Sebastião Furlan.

* 19h – Mostra do Vídeo: “Território de Brincar” e Mesa redonda com o tema “O impacto das tecnologias na primeira infância e o brincar livre”. Participações de Ana Paula Queiroz (psicóloga coordenadora do Meu Quintal Lugar de Brincar), Ana Elizabete Carvalho Pádua (coordenadora pedagógica da Rede Municipal de Ensino), Ana Maria Costa Heto (diretora do Centro Municipal de Educação Infantil Antonino José Amorim) e Solange Tonzar Cunha Nascimento (médica pediatra). Local: Teatro Municipal Sebastião Furlan

Quarta-feira, 25 de abril

* 8h – Manhã de brincadeiras no Parque Municipal da Serrinha, com participação da Vida Ativa.

* 13h30 – Tarde de brincadeiras no Parque Municipal da Serrinha, também com participação da Vida Ativa.

Quinta-feira, 26 de abril

* 19h – Primeiros Socorros na primeira infância – Práticas que podem salvar vidas. Depoimento da mãe de Lucas Begalli Zamora de Souza, do Movimento “Lei Lucas, do luto à luta”. Palestra com a médica pediatra Carolina Fuocco da Rocha. Local: Teatro Municipal Sebastião Furlan.

Sexta-feira, 28 de abril

* das 9h às 12h – Encerramento da Semana do Bebê com rua de lazer e brincadeiras. Apresentações de alunos dos Centros Municipais de Educação Infantil e escolas particulares. Local: Praça Santa Paula Frassinetti (Lagoinha).

 

 

Endereço
Praça dos Imigrantes, 100 - Lagoinha
CEP.: 37950-000 — S. Seb. do Paraíso/MG
Telefone: (35) 3539-7000
Fax geral: (35) 3539-7001

Prefeitura de São Sebastião do Paraíso | MG

  • intranet
  • webmail
PMSSP